quarta-feira, agosto 16, 2006

Atenção: isto é puro plágio

O texto que se segue, bem como a peculiar fotografia que o acompanha, foi integralmente copiado do blog darussia.blogspot.com, da autoria de José Milhazes, o correspondente do jornal Público naquele país. Decidi trancrevê-lo pois calculo que, dado o tamanho da blogosfera, seja impossível chegarmos a todos os escritos interessantes. Aqui vai um, da Rússia com amor...
«O jornal electrónico russo www.gazeta.ru decidiu apresentar José Sócrates, primeiro-ministro português, como exemplo de boa forma física e desportiva para os políticos russos, principalmente para o seu homólogo russo, Mikhail Fradkov.

Segundo esse jornal, Sócrates deu, durante a sua visita ao Rio de Janeiro, uma "lição evidente de interacção de gerações e mestria futebolística". "O Secretário-Geral do Partido dos Socialistas aceitou com alegria o convite do Presidente da Câmara do Rio de Janeiro e foi visitar uma academia futebolística numa das mais pobres regiões da Mangueira" - relata o gazeta.ru, e continua: "Depois de fazer uma festa na cabeça dos rapazitos deslumbrados, o Primeiro-ministro português mostrou-lhes, com o seu exemplo, como é preciso trabalhar com a bola, fazendo malabarismos com ela durante alguns minutos. O português tem direito a ensinar aos brasileiros. Nos últimos anos, a selecção dos Pirenéus [o sublinhado é meu], sob o comando do especialista brasileiro Scolari, tem actuado de forma mais estável e com mais êxito do que os magos da bola do próprio Brasil".
"E queremos acrescentar mais uma coisa - conclui a gazeta.ru -, o povo português tem sorte em ter um Primeiro-ministro que irradia felicidade e satisfação devido ao modo de vida saudável. Afinal, até os grandes políticos podem manter a forma fisica. Imaginem numa pose assim o Primeiro-ministro russo Fradkov e compreenderão imediatamente porque é que a política de reformas económicas é realizada de forma tão difícil e lenta".»
Hum... Comentários? Gargalhada geral para o inteligente conteúdo deste artigo, não?! Mas pronto, para encurtar a coisa, fiquemo-nos pela grande novidade: deixámos de ser a selecção das Quinas para sermos a dos Pirinéus, e reforçámos a certeza do costume - em Portugal, a política é só show-off. Neste caso, é show di bola!

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim está bem!!

Sempre pensei que no mundo da "bola" Sócrates, fosse mesmo só o astro brasileiro da década de 70!!
No entatno, sendo eu fã e apaixonado por futebol, agrada-me saber que o nosso Primeiro, tem Ginga no sangue...ou pelo menos aparenta ter. Breve, breve teremos o problema do ponta de lança da Selecção de todos nós,a dos Pirinéus, resolvido.

O maior problema é estarmos a ser escutados e as estratégias poderem fracassar..."O mundo secreto das comunicações do Estado português pode estar em perigo." - http://dn.sapo.pt/ lol só memso no nosso rectâgulo!

Unknown disse...

O Milhazes é mestre! AH barbudo!