sábado, janeiro 24, 2009

"Slumdog Millionaire"

Prem Kumar: So Jamal, tell me somrthing about yourself.
Jamal Malik: I work in a caal center in Juhu.
Prem Kumar: Phone basher! And what type of call center would that be?
Jamal Malik: Excel Five mobile phones.
Prem Kumar: Ohh... so you're the one who calls me up every single day of my life with special offers?
Jamal Malik: Actually I'm an assistant.
Prem Kumar: An assistant phone basher? And what does an assistant phone basher do exactly?
Jamal Malik: I get tea for people and...
Prem Kumar: Chaiwalah! Well ladies and gentlemen, Jamal Malik, garma garam chai dene wala from Mumbai, let's play Who Wants To Be A Millionaire!

Ver este filme é como ir a um parque de diversões: parece que não é nada do outro mundo, mas sempre que andamos na montanha russa (re)descobrimos que a vida está cheia de coisas boas. Danny Boyle, que na década de 90 nos deu "Trainspotting", filma uma história perdida numa Índia de milhões, não uma entre muitas, antes a história que faz a alegria de tantas vidas. O que impressiona mais é ver como um concurso daqueles consegue fazer o mesmo do que folhear um álbum de memórias: a cada pergunta, Jamal renasce, e a cada resposta certa desata os nós que vão traçar o seu destino. É tão estupidamente simples, que nos sentimos ignorantes por nunca termos pensado numa coisa destas. Sim, por aqui cheira (muito) a Óscar. Dos dez, terá de levar algum, em nome dos sonhos de todos os fãs de cinema.

6 comentários:

The New Black disse...

Tb ja foste ver esse?

Anónimo disse...

E essa a magia.
E concordo contigo ainda noutro ponto - As histórias mais simples são os melhores argumentos. O resto, bem o resto é argumento, montagem e uma ou duas imagens, uma ou duas bandas sonoras que, quer se queira quer não, nos entram pela pele adentro e se recusam a voltar a sair. Jamais.

bait! disse...

Já vi tambem.

Penso que a história é relativamente comum, sem ser a ideia do jogo lhe trazer de volta fragmentos de vida em forma de resposta.

O que me agrada neste filme é a forma como a história é contada visualmente. O danny boyle sabe o que faz.

Aborrece-me é o titulo em português... "Quem quer ser bilionário?". descabido

pinky disse...

maravilhoso filme, amei! de certeza q vai levar algum oscar para casa, merece.

Rafa disse...

É uma verdadeira ode ao cinema. Um filme que custou 3 tostões a fazer e que disse tanto a tantos milhões de pessoas. Voto no Slumdog Millionaire para melhor filme do ano. :)

Anónimo disse...

Acabei de ler os 3 posts sobre Rev. Road, Benjamin Button e esta pérola... Também já vi os 3 e para mim, este Slumdog Millionaire é do melhor que se fez na década de 2000. Tão simples e tão portentoso. As cores, a banda sonora e os sorrisos daquelas crianças não se esquecem tão depressa. Fantástico, voto para Melhor Filme! Relativamente ao Benjamin Button é bom, mas as expectativas elevadíssimas e as 13 nomeações podem funcionar contra ele próprio...