quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Vestígios de um jogador da bola

Não sei se todos os jogadores de futebol se lembram, quando estão a jogar à bola, que são jogadores de futebol exactamente porque começaram a gostar (muito) de jogar à bola, a precisar disso para respirar, ou se porventura esqueceram essa necessidade primeira e percorrem um campo inteiro só para cumprir o máximo de 90 minutos. Não sei porque não conheço jogadores de futebol, e porque os jogadores de futebol, quando falam, falam menos do jogo que jogaram e dizem mais das grandes exibições que hão-de fazer quando jogarem com a camisola do grandioso clube x. Não sei porque, em regra, os jogadores de futebol, pelo menos os da 1ª Liga, não têm blogs pessoais, porque os jogadores de futebol, pelo menos os da 1ª Liga, são jogadores de futebol e não é suposto serem especialistas em jogos de palavras, ou em campeonatos de letras, até porque dizem que há muitos jogadores de futebol, inclusive os da 1ª Liga, que não sabem "ler nem escrever" (o que é uma pena), mas se realmente eles não precisam disso para serem jogadores de futebol, bons jogadores de futebol, genuínos jogadores de futebol, então que a falha lhes seja perdoada, porque nós que não jogamos à bola também opinamos muitas vezes sobre o trabalho deles e não consta que sejamos especialistas na matéria, e por tudo isto os jogadores de futebol, inclusive os da 1ª Liga, não costumam expressar as suas impressões numa página perdida no blogspot. Mas o que eu sei, e para isso não preciso conhecer nenhum jogador de futebol, ou entrevistá-lo, ou ler o hipotético blog dele, ou vasculhar-lhe os sonhos, é que o Liedson, quando está em campo, passa o tempo inteiro com uma vontade estupidamente contagiante de marcar um golo. E sei-o não por ser do Sporting e por penar muitas vezes quando aquele estádio vai abaixo, antes porque qualquer pessoa que esteja atenta à prestação do Liedson num jogo, qualquer que seja, percebe que o homem sobe ao relvado com uma gana danada de fazer aquilo que faz melhor - marcar golos. E não é preciso ver um jogo inteiro para perceber que o Liedson passa o jogo todo a querer marcar, nada disso, bastam dez ou onze minutos em que ele faça mais kms que a equipa toda e se esforce mais do que ninguém. Liedson, o jogador de futebol, há-de ganhar uma pipa de massa e até já se atrasou a voltar das férias no Brasil, e provavelmente está longe de ser o melhor do mundo, mas é ele que, em 90 minutos, mais coisa menos coisa, passa o tempo todo à procura daquilo que lhe dá gozo fazer - marcar golos. Depois vem o Liedson jogador de futebol, a seguir o que agora tem muito dinheiro, e só depois o que chegou aos treinos fora d'horas. Após o apito para o começo de um Sporting vs qualquer coisa, Liedson, o vestígio dos meninos que queriam ser jogadores da bola, só vai estar dentro das quatro linhas porque quer marcar ainda mais golos do que no treino de ontem, e quem não sentir isso com ele, quem não perceber isso com ele, então já esqueceu porque é que um dia quis ser jogador de futebol.

4 comentários:

Sadeek disse...

E por alguma razão, por mais merda que faça, é que o Levezinho é o nosso idolo!!!

Mesmo que não marque como tem sido apanágio nesta época...

SPOOOOOOOORTING!!!!

BEIJÃOOOOOOOOOO

P.S.- Finalmente um bom jogo em Alvalade esta época, não?! ALELUIA IRMÃ...... ;)

Nelson Ivan disse...

acho que percebes bem de bola ... ;)
Liedson é de facto contagiante, tanto para o público como para os colegas de equipa.

MysterOn disse...

O Basileia adversário duro de roer...

Mas sim também aplaudo muitas jogadas do levezinho, porque antes de ser adepto do Porto, era e sou adepto do desporto que move milhões, o futebol.

O gozo que me dá ver toques de magia num qualquer relvado ou pelado...

Boa sorte aí na caminhada europeia...os grandes da europa só jogam para a semana...(não podia passar sem a clássica provocaçãozinha).

Beijo

cacau disse...

eu cá acho que os jogadores de futebol não conseguem articular muito bem o português... quanto mais escrevê-lo... beijo