domingo, fevereiro 17, 2008

PASSA A PALAVRA!

Apagão Mundial:

No dia 29 de Fevereiro de 2008, das 19:55 às 20:00 horas, propõe-se apagar todas as luzes e, se possível, todos os aparelhos eléctricos, para o nosso Planeta poder "respirar". Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal! Só cinco minutos, para ver o que acontece... Sim, estaremos cinco minutos às escuras, mas podemos sempre acender uma vela e ficar simplesmente a olhar para a sua chama enquanto respiramos ar puro, nós e o Planeta. Lembrem-se que a união faz a força e, quando queremos, conseguimos fazer coisas realmente louváveis. É aqui que entra o poder da internet, onde passamos tantas horas por dia: passa a ideia a todos os teus contactos, escreve sobre ela no teu blog e, se tiveres amigos a viver noutros países, pede-lhes que traduzam e façam a adaptação para o fuso horário correcto. Vamos apagar o mundo inteiro dos excessos de electricidade e ficar, apenas por cinco minutos, num sítio melhor... 
(adaptação de um e-mail recebido)

11 comentários:

Shrek disse...

também acreditas no pai natal?

Miss K. disse...

não, caro shrek, não acredito. mas se ninguém "acreditar" nestas pequenas coisas, então nunca pode haver pai natal (se o quisermos ver como a verdadeira força que mudará o mundo)

Shrek disse...

O problema é que não são "pequenas" coisas. Basicamente estás a pedir a 6 bilioes de pessoas que por 5 minutos mudem os seus comportamentos.

Mais sucesso farias ao tentar sensibilizar as pessoas para não mandar cigarros para o chão, por exemplo.

Miss K. disse...

exacto. estou a "pedir" a seis biliões de pessoas. no comments...

MysterOn disse...

Shrek, são só 5 minutos...os comportamentos dos 6 biliões não devem ficar assim tão alterados.

Aproveitem e fumem um cigarro durante a pausa eléctrica, só vos fazia era bem ;)

Shrek disse...

K,

Eu não estou a dizer que a ideia é má. Só acho que se devem ter os pés bem assentes na terra.


Mysteron,

Enjoy your cigarrete, i´ll stick to my chocolate bar.

Caltuga disse...

Shrek, apesar de ser apenas uma iniciativa simbólica, ela não deixa de ser louvável. Mais importante ainda é sensibilizar as pessoas para reduzir o consumo excessivo e para que não deixem as luzes acessas ou a televisão e o computador ligados quando não estão a utilizá-los, por exemplo. Só isso valeria muito mais do que 5 minutos.

Anónimo disse...

posso deixar o portatil ligado???

Shrek disse...

Caltuga,

Nem mais nem ontem.

Drifting Along disse...

Parece que o meu apagão chegou mais cedo. Hoje de manhã acordei sem electricidade em casa, e tenho a impressão que não foram só cinco minutos que “poupei” energia. Depois de voltar a ligar o quadro marchei até ao computador para chegar à triste conclusão que o meu router tinha “grelhado” durante tão poderosa noite.
Este “fenómeno” que me aconteceu não prova a existência do Pai Natal mas mostra que a Mãe Natureza tem mais poder que 6 biliões de pessoas juntas. Nós não conseguimos dominá-la e mas pudemos ao menos mostrar-lhe algum respeito e preocupação e acho louvável os esforços que cada vez mais pessoas fazem – não para mudar o mundo mas para sensibilizar os que lhes estão mais perto.
O Shrek tem razão quanto às beatas que as pessoas deitam para o chão, é nojento mas pergunto-lhe : Para quê te preocupares com acne quando o verdadeiro problema é Alzheimer ? Os problemas têm que ser atacados não no topo mas na base da pirâmide. Tapar o Sol com a peneira nunca levou a lado nenhum a não ser o adiamento do inadiável. Já tantos exemplos disso na nossa sociedade, somos espertos o suficiente para não os voltar a repetir.
Eu subscrevo o apagão, e desta vez que seja voluntário. Eu apenas substituo a vela por um pau de incenso. É que no fim de contas há 6 biliões de sítios possíveis para se olhar uma cidade às escuras, enquanto o incenso queima e a luz do router pisca.

criptog disse...

Em dez línguas diferentes em http://baga-baga.blogspot.com/2008/02/apago-mundial-29-fev-2008-dica-por-um.html

Acho que seria mais engraçado não ajustar a hora ... do espaço em câmara lenta ver-se-ia uns pontos pretos a cintilar.

Ainda vamos só nos 6 mil milhões ... e nem todos com luzes para apagar.