domingo, outubro 21, 2007

Por que leio?

"-Então por que lês?
- Um pouco por prazer, porque é um hábito e eu sinto-me tão inquieto quando não leio um livro como quando não fumo; e um pouco para me conhecer. Quando leio um livro, tenho a impressão de que o faço apenas com os olhos, mas às vezes encontro uma passagem, talvez uma única frase que tem sentido para mim, e se torna parte de mim mesmo. Tirei do livro tudo o que me era útil e nada mais poderei extrair dele, ainda que o torne a lê-lo uma dúzia de vezes. Tenho a impressão que nós somos como um botão em flor: a maior parte das nossas leituras desliza sobre nós sem produzir o menor efeito, mas certas coisas, que têm para nós um sentido especial, abrem uma pétala: uma a uma, as pétalas desabrocham, e no fim surge a flor."
W. Somerset Maugham
encontrado aqui

2 comentários:

Luis Nogueira Damas disse...

Optimo vicio, esse de "comer letras"

eyeshut disse...

que maravilha...*