quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Lisboa vista do meu cigarro


A luz que invade Lisboa derruba os meus medos e traz-me sensações guardadas há muitos tempos, quando os dias não tinham fim e as noites eram folgas que dava a mim própria a fim de descansar o corpo para novas brincadeiras. A luz que invade Lisboa traz fogo de vida à cidade, veste-a com uma cor que nenhuma outra no mundo tem, dá-lhe um encanto de menina e moça, faz de Lisboa saudade, palavra nossa, repartida de boca em boca.
Lisboa, cidade minha, cidade que roubei para amar eternamente, minha cidade. Hoje que renasces, olho-te da janela e vejo-te inteira, o Tejo, os barcos, o reflexo do sol na água, quase que ouço as conversas dos pescadores esquecidos no tempo, a azáfama das pessoas que correm, os prédios de todas as cores, as mil ruas cruzadas, o eléctrico que passa vagarosamente, o amarelo da Carris, ao longe canta-se o fado e perde-se uma vida de desgosto de amor, no céu mais azul que outros céus um avião desenha o que eu quiser ver, andorinhas voam em direcção a lugar nenhum, Lisboa, tu que assistes a tudo isto, tu que és maestro desta perfeita sinfonia, continua a deixar-te sempre invadir por esta luz triunfal, que apaga a chuva que há dias me escorria da cara, e me dá tanta vontade de viver assim, feliz – como os pescadores esquecidos no tempo, ou o eléctrico que passa, ou as andorinhas que voam em direcção a lugar nenhum...

4 comentários:

Ebora disse...

Belo post. Manda este este post para a Secretaria de Estado do Turismo. É um óptimo cartão de visita para quem queira vir visitar Lisboa.
Parabéns. Escreves muito bem. Uma pessoa não consegue parar de ler.
Bjs

Drifting Along disse...

O teu texto fez-me rebuscar as pastas de cd´s antigos para ouvir uma música: "Lisboa à noite", um original de Tony de Matos, mas nesta versão cantada por Teresa.
Só não deites a beata do cigarro para o chão, Lisboa , ela própria fumadora agradece. ;)

TT disse...

Lisboa. Podemos vê-la mas tão raramente senti-la pelos olhos de outra pessoa. A narrativa flutua como a "sinfonia" que é Lisboa.

Um pequeno plágio: "Lisboa é linda." :)

oxenbury disse...

vives em sintonia com Lisboa, com o Mundo, com a Vida!
Parabéns miuda :)