quarta-feira, outubro 25, 2006

Coragem portuguesa no século XX

"Os homens são do tamanho dos valores que defendem. Aristides de Sousa Mendes foi, talvez por isso, um dos poucos heróis nacionais do século XX e o maior símbolo português saído da II Guerra Mundial."

Aristides de Sousa Mendes (1885-1954)

Pois é. Eu já escolhi o meu "Grande Português". Fui infiel ao coração, aguentei dias para ver se era mesmo capaz de o fazer, mas quando cliquei no botãozinho de voto já não havia como voltar atrás. E, a bem dizer, eu também não queria. Fernando Pessoa será sempre para mim o maior e mais genial de todos os Portugueses só que, pensando racionalmente, há outros que também estão por mérito próprio na história deste pequeno país. E ainda são alguns... Desde que conheci a história de Aristides de Sousa Mendes que fiquei ainda mais feliz por ser portuguesa - afinal, tivemos um herói a sério. O Holocausto horroriza-me, e saber que um homem pôs a sua vida em risco para tentar ajudar o maior número possível de refugiados, traz-me brilho nos olhos e um sorriso por ele ser "dos nossos" e ter remado contra uma maré demasiado perigosa. Foram mais de 30 mil as pessoas que, em três dias, conseguiu salvar da morte certa. Perante isto, não há mais palavras que possam ser escritas...

Sem comentários: